quinta-feira, 16 de julho de 2009

AMAR QUEM ME ODEIA É POSSÍVEL?

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” Mc 12:30 a 33
Deus é amor (I Jo 4:18), a essência de Deus é o amor e Nele não há falta de perdão porque o amor e o perdão são da mesma essência e raiz. Os sentimentos que têm sustentado o coração da humanidade não são de amor, mas de interesse e muitas vezes um amor humano e comprometido com egoísmo, ciúmes, e interesses pessoais. A Bíblia fala do amor em I Co 13 e exemplifique a pureza do amor de Deus e do amor que Ele espera de nós, mas infelizmente nós muitas vezes perdemos a referência desse amor e começamos a nos relacionar em prol da defesa de nossos direitos e isso é contrário ao amor altruísta que a Bíblia ensina. Jesus não esperou demonstrações de amor para amar, muito pelo contrário foi abandonado pelos próprios discípulos na sua crucificação. Na hora que mais precisou de apoio e amor e ajuda, foi esquecido, negado, abandonado, mas não desistiu. Que tipo de amor Ele demonstrou? O amor pleno e incondicional, não egoísta. Jesus não entregou apenas parte do que possuía ou aquilo que lhe sobrava, Ele entregou tudo, entregou a própria vida. Jesus não possuía bens materiais, nem posses terrenas, não tinha herança humana, mas era detentor de todo patrimônio espiritual nos céus e na terra, e mais do que isso, Ele possuía um amor incondicional e que excede o entendimento humano. Nem uma porção desse amor foi negada, Ele entregou tudo. Mesmo que aqueles a quem Ele amou tenham lhe virado as costas, desprezado, cuspido no seu rosto, lhe humilhado e envergonhado, ainda assim Ele decidiu continuar amando e os amou até o fim, para nos mostrar que é possível amar incondicionalmente. Quem é o seu próximo? Sua família e parentes, seus colegas de trabalho e de escola, seu patrão, professor, irmãos em Cristo e todos aqueles que convivem com você, estão arrolados neste mandamento, mas não somente estes, aqueles que te perseguem, te odeiam e até se declaram seus inimigos, também devem ser alcançados por esse amor. Há um ditado que diz “O amor de um só homem neutraliza o ódio do mundo inteiro”, e essa é uma verdade muito grande porque Jesus neutralizou o ódio quando derrotou a morte na cruz e deu a cada um de nós capacidade para fazer o mesmo. Você pode amar até quem te odeia, basta querer. Amar não é apenas sentimento, é atitude, pense nisso e decida amar e cumprir esse mandamento, com certeza sua vida vai mudar. Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário