sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DEUS PODE USAR AQUILO QUE VOCÊ DESPREZA

“E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui. E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram. E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir.” Mc 11:1 a 6
Quando lemos, este texto nos parece quase uma história infantil, especialmente pelo fato de Jesus se referir ao jumento no diminutivo, como nossas professoras do primário faziam quando nos contavam contos e historias infantis. Mas a bem da verdade, apesar da linguagem simples, este texto trás uma linda mensagem e deve ser observada por cada um de nós. Jesus estava prestes a entrar triunfantemente em Jerusalém e necessitava de um meio de transporte para que fizesse isso. Sendo Ele quem era poderia ter escolhido meios de transporte suntuosos ou mesmo um animal de raça, com os requisitos apropriados para transportar o Rei do Universo, mas na verdade, como sempre, Jesus surpreendeu fazendo exatamente o oposto do que qualquer judeu poderia esperar, Ele escolheu um jumentinho.
Olhando essa situação sob outro ângulo, vemos o dono do jumentinho, alguém que cuidou daquele animalzinho desde que nasceu, e pela descrição que Jesus deu “sobre o qual ainda não montou homem algum”, deveria ser bastante jovem e talvez nem estivesse ainda totalmente preparado para seu destino, mas Jesus sabia que ele existia e estava lá, pronto para ser montado e Jesus deu uma ordem aos discípulos que o buscassem. Por certo o dono daquele jumentinho quando o alimentava, lhe dava de beber, cuidava dele, não tivesse em mente que o jumentinho cuidado por ele com carinho poderia ter um grande destino. A maioria dos jumentinhos é nascido, criado e destinado ao trabalho duro, sem nenhuma honra por serem considerados uma raça inferior, mas aquele jumentinho tinha um destino diferente, inusitado, excelente.
Quando Jesus solicitou aos discípulos que fossem buscá-lo algo muito especial aconteceria, aquele que nunca havia sido montado teria a honra de levar sobre seus lombos o Rei do Universo, e isso com certeza faria de seu dono alguém muito importante e também orgulhoso.
Foi assim que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho anônimo. Pessoas colocavam ramos como um tapete para que Jesus passasse e gritavam “Hosana”, por certo ninguém viu o jumentinho, nem sequer tiveram curiosidade de saber quem era seu dono, mas ele estava lá. A cena se completou com o personagem ilustre – Jesus Cristo o Rei e seu jumentinho.
Você pode estar se perguntando: O que isso tudo tem a ver comigo? Tem muito a ver com você. Todos nós criamos nossos jumentinhos e em algum momento Deus pode requisitá-lo para marcar um grande momento na história. Você pode pensar que seu jumentinho é um cavalo de raça e fazer dele mais do que ele deve ser, neste caso ele não servirá para uso do Rei. Mas também não deve menosprezar seu jumentinho a ponto de não cuidar dele e quando Jesus solicitá-lo ele estar tão mal cuidado que não sirva para seu destino. Seu jumentinho pode ser muitas coisas, seus dons, talentos, vocações, influência, etc.. Seja o que for você deve cuidar bem dele e deixá-lo sempre no lugar onde Deus possa encontrá-lo quando precisar dele, e aquilo que talvez pareça tão insignificante e inútil para você, pode vir a ser muito útil nas mãos de Deus, pense nisso. Que Deus o abençoe!

Um comentário:

  1. Olá Marcia!!Procurando uma imagem no gooogle Deus me trouxe até esse blog....
    E o mais engraçado que foi em uma msg muito abençoada que eu estava precisando muito ler("Hoje é o dia do seu milagre"),pois havia passado muitas aflições no dia anterior...
    Realmente Deus é brilhante!!
    Amei seu blog,aqui existem msgs que edificam vidas!!
    Deus te abençõe muito!!
    Ah,estou fazendo parte dos seus seguidores,visite tb o meu blog,será um prazer tê-la por lá!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir