sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PARA SER GRANDE É PRECISO SER SANTO

“Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” I Cr 4:10
Gosto muito desta passagem bíblica porque vejo nela como Deus trata as pessoas e quão diferente é a forma como Deus interpreta o coração de acordo com a verdade escondida no interior e despreza todo tipo de sabedoria humana exterior. Olhando para Jabez vejo um homem com uma grande necessidade, mas sem muitos argumentos humanos. Embora ele precisasse muito de um milagre talvez não tivesse palavras bonitas ou conhecimento profundo da lei para que pudesse impressionar Deus ou os homens, ele só tinha o que tinha, a pureza de um coração que crê. O maior tesouro de uma pessoa é Jesus no seu coração e é só por Ele que Deus se move em favor de alguém, Deus despreza a muita sabedoria humana, porque por mais que o homem julgue saber algo, ele pode quanto muito impressionar outros homens, mas nunca vai impressionar Deus, porque Deus conhece o coração e faz distinção entre o humilde e o soberbo. Se alguém quer impressionar Deus deve procurar ser mais santo do que grande, porque toda grandeza humana é nada diante da Majestade de Deus. Há pecado na falta de conhecimento porque faz o homem tolo, e há tolice de sobra no homem que julga conhecer algo porque o faz soberbo (Tg 4:6). Se alguém quer ser rico que busque ser sábio - essa afirmação é tremenda. A riqueza não consiste em dinheiro apenas, mas em vida abundante, então quem deseja vida abundante deve buscar sabedoria que nada tem a ver com conhecimento apenas, até porque uma pessoa pode ser muito sábia e analfabeta, e muitos doutores se tornarem tolos e néscios perdidos em seus próprios conhecimentos. Então como ser sábio? A única forma é se tornar parecido com Jesus, mas para isso é necessário reconhecer, descer e se humilhar. Compreender que Deus pode usar um Paulo formado aos pés de Gamaliel como um Jabez que só conhece a fé pura e simples, e fazer de ambos vasos de honra. O Dr. Paulo não foi maior que o pescador Pedro, o pescador Pedro não foi maior que o profeta o João, o profeta João não foi maior que o também profeta Elias, o líder Josué não foi maior que o líder Moisés, porque nenhum deles foi maior que o Messias Jesus. E até a eternidade há uma só verdade: Quem quiser ser grande – humilhe-se! Pode ser que o Salmo 131 seja uma porta de entrada para uma oração que chega ao coração de Deus e revele quem é quem na história. Quem é o vaso e quem é o oleiro, quem é a criatura e quem é o Criador, quem é Grande e quem é servo, porque o verdadeiro servo sempre se coloca como o menor para que no tempo oportuno seja exaltado. Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário